Elevador da Glória: empresa responsável pela manutenção deu morada falsa como sua sede

Nos dois primeiros contratos de manutenção dos elevadores históricos de Lisboa, assinados com a Carris em 2019 e 2022, a morada que surge é a do Madan Parque, na Rua dos Inventores, onde a MNTC nunca teve sede

Revista de Imprensa
Setembro 10, 2025
9:35

A empresa da manutenção responsável pelo Elevador da Glória teve, durante uma década, uma sede num parque tecnológico, o Madan Parque, no Monte da Caparica, onde nunca funcionou, revelou esta quarta-feira o jornal ‘Público’. Do parque tecnológico ligado à Universidade Nova de Lisboa – que ainda hoje recebe correspondência da empresa – foi garantido que nunca teve qualquer contrato com a MNTC (ou Main) nem com a Geratriz, ambas com o mesmo dono.

Nos dois primeiros contratos de manutenção dos elevadores históricos de Lisboa, assinados com a Carris em 2019 e 2022, a morada que surge é a do Madan Parque, na Rua dos Inventores, onde a MNTC nunca teve sede – apenas no contrato mais recente, dos últimos dias, é que surgiu a morada da atual sede, onde as duas empresas têm realmente instalações. Para Alcino Pascoal, assessor da administração do parque tecnológico, as duas empresas usaram a morada do parque tecnológica “à revelia” do mesmo, o que considerou “uma utilização abusiva” das duas sociedades.

Durante mais de uma década, as duas empresas funcionaram num edifício no parque tecnológico. No entanto, apenas a Geratriz teve, em 2010, um “acordo de cedência de espaço” no Edifício 6. “Em 2023, a faculdade necessitou do espaço para as suas atividades de investigação, pelo que todas as 12 empresas que aí estavam, entre as quais a Geratriz, Lda., tiveram de abandonar o edifício”, apontou a instituição. “A empresa MNTC – Serviços Técnicos de Engenharia, Lda. nunca teve qualquer relação com a universidade nem com a UNINOVA.”

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.